Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49741

Comparte esta pagina

Título : Usabilidade como ferramenta de fomento de melhorias em sites de governo eletrônico : um estudo de caso do portal PE Cidadão
Autor : PEREIRA, Isadora Carolina Crespo
Palabras clave : Governo eletrônico; PE Cidadão; Usabilidade
Fecha de publicación : 28-ene-2022
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : PEREIRA, Isadora Carolina Crespo. Usabilidade como ferramenta de fomento de melhorias em sites de governo eletrônico: um estudo de caso do portal PE Cidadão. 2022. Dissertação (Mestrado em Design) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Resumen : Na presente pesquisa foi realizado um estudo de caso da plataforma de serviços de governo eletrônico pernambucana PE Cidadão. Durante seu desenvolvimento foi realizada uma revisão bibliográfica sistemática sobre a tríade teórica de Design de Serviços, Design de Interação e Usabilidade e Design de Experiência. A partir dela foi realizada uma análise de usabilidade tendo como metodologia a desenvolvida por Stowers (2002) e expandida por Baker (2009) em que variáveis dicotômicas combinadas com escalas do tipo Guttman e benchmarking geram pontuações para plataformas especificamente de governo eletrônico. Os resultados apresentados foram uma grande falha nas dimensões de Legitimidade e Acessibilidade, o que pode vir a influenciar na credibilidade do site e quebra o propósito de equidade para todos os cidadãos ao não garantir um portal acessível para os usuários que possuam alguma deficiência. Um protótipo baseado nestes resultados também foi desenvolvido.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49741
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Design

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Isadora Carolina Crespo Pereira.pdf1,16 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons